03 DE OUTUBRO : OBRIGADO , ALLAN KARDEC

Quem foi Allan Kardec: sua importância para o espiritismo

Por trás de toda grande obra há sempre um homem simples e de boa vontade…

Ao contrário do que muitos pensam, Allan Kardec não é o nome real do homem responsável pela “criação” da Doutrina Espírita. O nome verdadeiro de Allan Kardec na realidade é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele foi um professor francês nascido no dia 3 de outubro de 1804 na cidade de Lyon. Portanto, hoje é aniversário de Allan Kardec.

Mas então quem foi Allan Kardec? O professor Rivail adotou esse nome por dois motivos: um espírito lhe disse que em outra vida, quando ambos eram colegas, Rivail chamava-se Allan Kardec. Além disso, Kardec adotou esse nome para separar suas obras didáticas e cotidianas, produzidas anteriormente, do seu material espírita.

 

Explicado o nome, vamos agora a outro ponto. Escrevemos acima a palavra criação entre aspas. Isso foi feito pois ao contrário do que se acredita, não há um criador para o espiritismo. Allan Kardec foi na realidade o responsável pela codificação das Doutrinas Espíritas. Mas o que é isso?

Depois de conhecer um pouco sobre o espiritismo, amigos entregaram a Allan Kardec 50 cadernos contendo anotações de conversas que eles e outros praticantes das “mesas girantes” (nome que as sessões espíritas tinham antigamente) tiveram com os espíritos nos cinco anos anteriores. Kardec então leu e organizou esses cadernos, tirando destes diversas perguntas de psicologia, filosofia e natureza espiritual.

Com essas perguntas em mãos, Allan Kardec então passou a questionar os espíritos durante as sessões sobre as perguntas levantadas por ele. Para garantir veracidade, Allan Kardec verificou todas as respostas obtidas com outros espíritos, utilizando para isso outros métodos. As respostas recebidas foram utilizadas para produzir o famoso O Livro dos Espíritos, livro base do espiritismo.

Nos anos seguintes Allan Kardec produziu diversos livros importantes ao espiritismo, como O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno, O Evangelho Segundo o Espiritismo e outros. Responsável pela disseminação e fortalecimento do espiritismo na Europa, Allan Kardec faleceu aos 64 anos em Paris.

fonte:http://blog.mundomaior.com.br/30/09/2013/quem-foi-allan-kardec/

Deixe uma resposta